terça-feira, 9 de outubro de 2007

desenvovimento do projecto- (texto)

Em primeiro tivemos de escolher o tema do nosso projecto, onde tínhamos pensado em: os nossos medos e a amizade, mas depois decidimos escolher um tema em que estava relacionado com as pessoas da terceira idade, pois nunca tínhamos retratado as pessoas da terceira idade em projectos anteriores, então que foi que o tema é "As Beatas" e deste tema vamos fazer uma comédia.
Depois de escolher o tema e a forma de apresentação tentamos escrever o guião, mas não conseguíamos, então nós pedimos ao professor para nós irmos à biblioteca pesquisar na Internet. Na Internet não conseguimos alcançar nada de concreto, então nós decidimos que cada uma de nós ia escrever um texto e depois observa-nos em conjunto e recreava-mos um guião.O guião conclusivo foi:
"As Beatas"
Estavam Três senhoras sentadas num dos bancos do átrio da igreja a falar como já era hábito.
Constantina: Ó ti Maria você não sabe, aquela minha vizinha da frente é tão coscuvilheira, olhe veja, veja só, ontem cheguei a casa com o meu Zé e já deviam ser, sei lá umas quantas horas da noite, ainda estava ela cá fora com a ti Amélia Bareira a falar. E mal eu sai do carro para fora, olhe calaram-se logo, deram boa noite e até eu entrar para dentro fui espreitar para a janela e lá estavam elas a falar outra vez e a apontar para a minha casa. De certezinha que estavam a falar mal de mim e do meu Zé.
Diamantina: Pudera com a porrada que leva nesse lombo.
Constatina: Ahhh! O que é que você disse?
Diamantina: Que o meu filho ontem apanhou um pombo.
Constantina: Á, á.
Maria: Mas ó tia Constantina agora mudando a conversa, não era você que ia comprar um colchão daqueles que põem a coluna direitinha?
Constantina: Era, era. Olhe disseram-me que custava 2.000 euros e que eu tinha que pagar 1.500 euros agora e dava os 500 à entrega, até agora não apareceu ninguém. não sei o que se passou, as pessoas eram tão simpáticas.
Maria: Á quanto tempo foi isso?
Constantina: Não sei, já foi à... ora deixa lá ver... foi no mês de Abril, estamos em Outubro foi à... Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro... à sete meses.
Diamantina: Olhe e acha que ainda o vão trazer?
Constantina: Ahhh?
Diamantina: Se acha que ainda o vão trazer?
Constantina: Acho que sim.
Diamantina: Já ninguém vai trazer nadinha.
Constantina: O que é que está a dizer, fale alto mulher.
Diamantina: Estou a dizer que daqui a pouco vou para a minha vidinha-
Constantina: Ah! Mais daqui a um bocadinho.
Maria: Olhe o meu Gusto ultimamente anda saído da casca, desde que viu a filha da neta do tio Manuel Roscas com o namorado (moço) atrás da igreja nunca mais foi o mesmo.
Diamantina: O quê?
Constantina: Diga, diga.
Maria: Sim ainda não tinha dito nada?
Diamantina: Não, Não.
Maria: Pois parece que a bisneta do tio Manuel Roscas costuma ir para trás da igreja com o namorado fazer... prontos... vão para lá pecar.
Diamantina: Á essa cachopa ninguém diz o que anda ali.
Maria: Olhe, olhe quem é aquela que vai a passar ali a passar? O que é aquilo que ela leva na mão?
Constantina: É a Augusta a sobrinha da Zéza do café, não dá para ver bem o que ela leva na mão , mas parece um embrulho qualquer.
Diamantina: Também... não tem o que fazer em casa para andar por aí no meio do caminho.
Maria: Olhe não está na hora do terço?
Constantina: Deve estar, deve.
Maria: Ligue o rádio.
Começam a rezar, com os terços na mão. Mas a meio toca um telemóvel era o da dona Diamantina.
Com uma forma estranha de pegar no telémovel ela lá atendeu.
Diamantina: Estou, estou?
-Estas-me a ouvir?
-Quem é? Ah, fala mais alto.
-Ah, és tu Quim o que queres homem?
-Ah, não te estou a ouvir!
-Ó minha sorte.
-Este homem é mesmo chato.
-Tu estás-me a ouvir?
-Raios te partam homem, raios te partam!!!
-Ó senhor perdoai-me que este homem faz-me pecar...
-Olha cala-te, cala-te se queres comer faz tu a ceia, se não quere vai dormir, que o teu mal é sono.
-Fogo, quem te atura vai para o céu.
Maria: Não ligues mulher, não ligues que são todos iguais.
Constantina: Eles só dão é trabalho.
Maria: Nós não somos escravas de ninguém.
-Ai vocês nem sabem o que o meu Gusto se lembrou no outro dia!
Diamantina: O quê, o quê?
Maria: Não é que estava na cama a ler a minha revista quando me aparece com uma saca plástica na mão e dizia que ia pô-la no coiso!
Constantina: Ó mulher vê-se mesmo que não vês televisão isso é aquilo do presebelantivo (presevativo).
Maria: O que é isso?!
Constantina: Ó chalada é aquilo, as camisas.
Maria: Mas não tinha botões?
Diamantina: Ó meu Deus só pensam no pecado.
- Olhe agora mudando de conversas, não tem nenhuma novidade sobre a Aurora da fruta?
Constantina: A que está no hospital?
Maria: Disseram que estava muito mal e tinha partido a ancora (anca).
Diamantina: Ó tia Maria não é ancora que se diz é bacia. Mas diz que está muito malezinha.
Constantina: Ás tantas como é muito franzeleirinha acho que aquilo pode não cuar e vai ter problemas de pedras nos rins.
Maria: Ouvi dizer que lá para os lados de Viseu uma mulher morreu com uma infecção numa unha.
Diamantina/Constantina: Ahhh??!
Maria: Estou a falar a verdade verdadinha. Ainda que eu morra aqui se estou a mentir.
Caiu para o lado com algumas convulsasões e morreu. As outras ficaram a olhar, uma começa a rir e outra aos gritos:
Constantina: Acudam ai meu Deus, minha nossa senhora de Fátima, minha nossa senhora da Ajuda, ai meu Jesus, ai meu Deus. A que estava a rir começou a entalar-se toda e cuspiu para dentro do seu lenço de mão e depois disse:
Diamantina: É bem feito é para não andares para aí a falar mal da vida dos outros.
E continuou-se a rir.

Sem comentários: